sábado, 8 de março de 2008

Declaração Universal dos Direitos da Água


1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, povo, nação, cidadão: Você, seus pais, seus vizinhos. Todos são responsáveis pela preservação.

2. A água é a vida de nosso planeta. Dela depende a existência de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela, não existiria o ar, o clima, as plantas e os animais.

3. Para a natureza tomar a água própria para o uso do ser humano, foram necessários milhões de anos, por isso ela deve ser usada sem desperdício.

4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Este equilíbrio depende principalmente dos mares e oceanos, onde os ciclos começam.

5. A água não é somente herança de nossos antepassados, ela é, sobretudo, um empréstimo às gerações futuras, que por sua vez deverão continuar a protegê-la.

6. A água não é uma doação gratuita da natureza; para chegar até as cidades, o custo é tão alto que ela pode faltar em qualquer lugar do mundo.

7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. Deve ser utilizada com consciência para que não se acabem as reservas de hoje.

8. A utilização da água exige respeito à lei. Sua proteção é obrigação de todo mundo que usa, sejam as pessoas ou os governos.

9. Para buscar, tratar e levar a água até as casas é preciso equilíbrio entre consciência de sua proteção e as necessidades sanitárias, sociais e econômicas da população.

10. O planejamento do uso da água deve ser feito também com solidariedade, pois ela não existe na mesma quantidade para todos os lugares da terra.


Adaptado da Declaração Universal dos Direitos da água, publicada pela ONU em 22.03.92.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome