domingo, 19 de outubro de 2008

O Hinduísmo


As crenças e cultos das antigas populações do vale do rio Indo e dos arianos formaram as bases do hinduísmo. (A palavra hinduísta, da mesma raiz do rio Indo, significa simplesmente “indiano”).Crenças e rituais religiosos são os elementos principais da vida de cada hindu e os preceitos do hinduísmo servem de guia para os aspectos espirituais e práticos. O hinduísmo permite que cada hindu escolha sua forma de culto; por isso esta religião se caracteriza por uma imensa diversidade e pela capacidade excepcional que tem demonstrado, através da história, de abranger novos modos de pensamento e de expressão religiosa.
Diferentemente de outras religiões, o hinduísmo não tem fundador, credo fixo, nem organização de espécie alguma. Para todos os hindus a suprema autoridade são os quatro Vedas: Rig-Veda, Sama-Veda, Yojur-Veda e Atharva-Veda.

Lenda
Conta uma lenda hindu que um menino perguntou ao pai como proceder para ser bem sucedido na vida. Dentro da sua crença tinha dúvida se deveria cultuar Lakshimi, a deusa da riqueza, ou Sarasvathi, a deusa da sabedoria.

O pai não lhe respondeu logo. Fechou os olhos e meditou um pouco sobre a resposta que daria ao filho.

Ao sair de sua meditação, com um leve sorriso, disse-lhe que cultuasse Sarasvathi; que a amasse como se fosse sua namorada.

Antes que o menino fizesse mais indagações esclareceu-lhe que, assim procedendo, Lakshimi para conquistar a sua simpatia faria o máximo para adulá-lo, cobrindo-lhe de riquezas e mais tudo de bom que desejasse.

Esta alegoria do panteão de deuses hinduístas nos leva a compreender que a riqueza não existe sem a sabedoria. É um aprendizado que faz parte da trajetória humana. O arquétipo, representado na cultura hindu pela Deusa Lakshimi, simboliza a riqueza de espírito.

Nunca, nunca usa a palavra pobre, principalmente a seu respeito. A Vida já é uma riqueza. Quanto custaria a sua Vida? Não tem preço que pague.

Cultive a sabedoria. Saiba pairar acima das mazelas humanas, Recuse ser possuído por atitudes e sentimentos negativos.

Rechace as mágoas, os ressentimentos, o ciúme, o despeito, a inveja, a vingança, a bisbilhotice, o egoísmo, a descrença, a egolatria e outras atividades do ego humano carregadas de baixa vibração.

Exerça suas virtudes e talentos com a naturalidade do rouxinol que nos encanta com o seu cantar.

Concentre-se na solução dos seus problemas. Seja gentil com toda forma de vida, Respeite os limites que existe em toda relação. Considere o direito dos outros, que é exatamente onde termina o seu.

Todos nós somos filhos de um único Pai, o Criador, que por amor nos deu a Vida e espera que a compreendamos, que venhamos a evoluir dentro de suas Perfeitas Leis.

Assim feito, logo começará a receber as riquezas, e dentre todas elas as primeiras a surgirem, a paz em seu espírito e alegria em seu coração.
postagem: walter vieira
imagem: net
texto: contoselendas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nome